Flor de Sal

Descrição:

Categoria:
Produtos Especiais

O sal é utilizado pelos homens desde a Antiguidade. Já na época romana, o sal adquiriu seu valor econômico dando até origem a palavra salário dos centuriões que recebiam parte de seus emolumentos em Sal.

A ilha de Noirmoutier é localizada no litoral atlântico francês na região da Vendée, a menos de 100 kms da cidade de Nantes e tem uma extensão de 18 kms por 4,5 de largura. Oceânica, a ilha se beneficia, todavia de um micro clima de tipo quase mediterrâneo.

Ao longo do tempo, a ilha foi cobiçada por vikings, ingleses, espanhóis, holandeses em razão de sua importância estratégica. Hoje é um lugar turístico renomado, que soube preservar seu charme e suas tradições, incluindo a colheita artesanal de sal. Até recentemente seu único acesso era através de um caminho de 4,5 kms, aberto duas vezes por dia durante uma média de duas horas em razão da maré que o cobre.

O sal marinho da ilha de Noirmoutier é colhido artesanalmente por mais de 1500 anos. Nas salinas do litoral atlântico, a água circula em uma rede de canais e reservatórios onde o sal se cristaliza sob a ação do sol e do vento. Os chamados sauniers (colhedores de sal) o colhem manualmente com pás tradicionais.Os primeiros cristais que aparecem na camada superficial das salinas são chamados de Flor de Sal e são objeto de um cuidado todo especial ao serem retirados.

A Flor de Sal é utilizada mundialmente pelos gourmets em razão de sua fineza e sabor únicos. Os grandes chefs a utilizam como toque final para sublimar legumes cozidos , carnes grelhadas e peixes assados.