Carnaval chegou, saiba como se cuidar com a alimentação

17 fevereiro 2012
Comentários: 0
17 fevereiro 2012, Comentários: 0

O carnaval é um dos feriados mais adorados pelos brasileiros!

Seja na rua, no sambódromo ou no salão, é necessário ter muita disposição física para aguentar horas de festa por dias seguidos.
Para garantir o pique e manter a forma no carnaval, alguns cuidados com a alimentação são fundamentais:

Consuma alimentos leves: o calor e a animação da festa exigem alimentos que tenham digestão fácil e rápida. Por isso, saladas, legumes, frutas, cereais integrais, carnes e laticínios magros, vitaminas e sucos naturais são os mais indicados.

Frutas, verduras e legumes não podem faltar!
Além de serem leves, são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, substâncias que auxiliam a manter o pique e ajudam a desintoxicar o organismo.
E ainda, esses alimentos são ricos em água, o que contribui para manter o corpo bem hidratado.

Fracione a sua alimentação: não fiquem longos períodos sem comer e faça grandes refeições. O ideal é comer várias vezes ao dia, em quantidades menores, o que garante a energia necessária para você aproveitar a festa e manter o metabolismo sempre ativo. Caso fique muito tempo na folia, carregue barrinhas de cereais, frutas secas, castanhas e sementes, água de coco ou sucos hidratantes.

Carboidratos são essenciais! Por serem fonte de energia, os alimentos ricos neste nutriente (massas, arroz, pães, batatas) devem estar presentes antes e durante os dias de folia. Prefira sempre as opções integrais, fontes de fibras, que garantem o fornecimento constante de energia para o corpo.

Evite alimentos gordurosos: churrasco, salgadinhos, pizzas e fast food são ricos em gorduras, que possuem a digestão mais lenta e difícil. Assim, ao consumir esses alimentos, a sensação é de estômago pesado, moleza e indisposição, o que não combina com festa, agito e corpo saudável.

Atenção à higiene no preparo e armazenamento de alimentos: quando optar em comer alimentos na rua ou estabelecimentos comerciais, é fundamental que eles sejam bem preparados e armazenados. Procure observar a higiene do local, a manipulação dos alimentos e o comportamento dos atendentes. Isso pode evitar problemas de intoxicação alimentar e garantir a continuidade de sua festa.

Hidratação
No carnaval, o calor e as altas temperaturas do verão, somado ao desgaste físico devido às folia, favorecem a perda de água e desidratação. Por isso, é essencial cuidar da ingestão de líquidos antes, durante e depois da festa.
Água, chás gelados, água de coco e sucos naturais são ótimas opções para garantir uma hidratação adequada. O ideal é consumir, no mínimo, 8 copos de água por dia.
Dica: Carregue sempre uma garrafinha de água durante a folia, e reponha sempre que esvaziar.

Atenção ao excesso de álcool!
O consumo de bebidas alcoólicas geralmente aumenta durante o carnaval, o que pode comprometer a hidratação e a boa forma.
O álcool é um componente rico em calorias e pouco nutritivo, que ainda favorece a perda de água pela urina, podendo levar à desidratação. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode provocar hipoglicemia, provocando tonturas, mal estar e queda de pressão arterial.
Portanto, evite beber de estômago vazio e modere o consumo de bebidas alcoólicas.

Dica: Alterne um copo de bebida alcoólica com um copo de água ou água de coco. Assim, a hidratação fica garantida, o que diminui a ressaca do dia seguinte.

Então, pessoal, quero fazer um blog cada vez mais completo para
vocês, por isso gostaria muito de saber a opinião de cada um sobre o Blog.
Escrevam nos comentários sugestões, pedidos e duvidas que eu vou montar posts especiais com essas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *